Fora de Serie Brasileiro - Short

O SHORT teve seu projeto direcionado ao alto desempenho. A proposta seria desenvolver e montar quase um carro de corrida que pudesse andar tanto num autódromo como nas ruas dentro de um dimensionamento básico de componentes de baixo custo. Para isto, teríamos uma curta distancia entre eixos, baixa altura e pequena área frontal,desenho em forma de cunha,cabine avançada com tanque entre eixos para uma melhor distribuição entre eixos apesar da localização traseira do motor.Tomamos por base para o desenvolvimento 3 carros com proposta similares,Alpine Renault,Lancia Stratos e Abarth 2000 .

O primeiro protótipo básico ficou pronto no final dos anos 90 porem ainda estava longe das pretensões de permormance .Apesar de seu motor VW ar com 2200 c.c. ainda utilizava um chassi de Brasília encurtado para 2,12 m entre eixos ,e que incorporava ainda as características naturais deste conjunto : acima de 140 km/h sua trajetória fica um pouco incerta e começamos a ter ondas de trepidação em todo o carro.Andamos com este carro quase 20000Km , servindo esta kilometragem para estudarmos as futuras modificações para atingirmos a proposta do esportivo.

Este primeiro protótipo foi totalmente desmontado e posteriormente destruído servindo de base para as modificações e novo conjunto de moldes e um novo chassi tubular com viga central e y traseiro que utiliza o sistema de de barras de torção com braço semi-arrastados e semi eixos com homocineticas.

O modelo EX ficou pronto em 2003 Sua motorização é WV ar 1.8 turbo com 150 hp a 0.9 de pressão numa turbina KKKConseguiu-se uma distrubição de 60% atrás e 40% na frente e que apesar do motor traseiro empata por exemplo co o Lótus Elise exatamente na mesma carga ,sendo este um carro de motor central.Este carro recebeu elogio em avaliações em Interlagos por exemplo do piloto Aldo Piedade Junior e do jornalista Igor Tomas do Jornal da Tarde e do piloto jornalista Adriano Grieco da revista Quatro Rodas

O terceriro protótipo construído foi o modelo GT ,com mesma motorização porem com turbina Garret e 1,2 de pressão obtendo-se aproximadamente 180 hp.Os freios passarão a Golf perfurados com 288mm na frente e discos perfurados do Omega atras

O quarto modelo foi o modelo GT mas agora com motorizacão AP turbo com 220 hp e turbina Garret com 2 Kg de pressão.Este modelo acelera de 0 a 180km/h em 19 segundos e apesar do maior peso do motor atrás foi novamente avaliado e elogiado o seu desempenho pelo jornal da Tarde .

Fonte: Carro Antigo
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